Putin assinou ontem uma lei que reconhece Bitcoin como uma propriedade legal e isenta o pagamento de IVA para os mineradores e indivíduos que fizerem transações com BTC no país, além disso definiu o sistema tributário sobre os lucros obtidos com criptomoedas:
13% para rendimentos anuais de até 2,4 milhões de rublos; (equivalente hoje a ~134 mil Reias)
15% para valores superiores.
Parece que as coisas estão mudando né? e essa mudança vem bem rápido.
Putin assina lei que torna Bitcoin legal na Rússia e isenta impostosEita, por essa eu não esperava, pois à uns dois anos atrás esse mesmo presidente também havia assinado uma lei que proibia qualquer criptomoeda, não apenas o Bitcoin, de sere utilizada como meio de pagamento na Rússia e também incluía duras medidas contra bancos e outras instituições financeiras que aceitassem criptos como um possível substituto monetário.
O que será que motivou essa reviravolta? As restrições internacionais que ainda são duras contra a Rússia por causa de sua guerra contra a Ucrânia? Ou uma necessidade emergencial de dar mais liberdade às empresas e mineradores antes dos EUA fazerem algo parecido e sugarem as criptos do mundo inteiro pra lá?
De toda forma, agora já temos duas potências mundiais olhando pro Bitcoin de outra forma, quem será que será o primeiro grande país Europeu à fazer o mesmo?
Eu acreditaria na Alemanha, mas não sei se eles estão tão bem financeiramente para isentar as criptos de impostos.
Já do outro lado do mundo, creio que o Japão deva seguir esses mesmo passos muito em breve.