Eu vi que voces usam muito eólica, gás, carvão e hidrica.
Neste momento as centrais de carvão estão desativadas. Atualmente é gás, hídrica, eólica e solar.
Essa é a parte que eu não entendi...
Se Portugal é capaz de gerar sua própria energia, porque importar da Espanha? Posso ser muito ignorante e talvez me falta informações sobre o valor dessa energia... caso Portugal produza energia térmica, por exemplo, que é mais cara do que a Eólica que é importada, ou algo do tipo... aí faria sentido.
Existe dois objetivos principais: vender/comprar quando existe alguma crise e assegurar energia em ambos os lados; vender/comprar para obter os melhores preços de energia.
Na maioria dos casos é a segunda opção. Imagina que Espanha esta com excesso de produção solar, é uma energia que não se pode armazenar, tem de ser gasta. Então Espanha vai vender essa energia a um baixo preço. Portugal, precisa de energia, como esta mais barato comprar do que produzir, vai lá e compra. Normalmente a energia vendida é de fontes renováveis (solar e eólica). Quando se faz isso, estas poupar agua e gás para a produção de energia, em períodos onde o sol e o vento não estão a produzir.
Que bom que a energia já está voltando por aí, mas pelo que li parece que a situação de Portugal é mais crítica porque ninguém consegue lhes ajudar, certo? Já a Espanha pode contar com os sistemas elétricos da França e Marrocos para voltar à normalidade mais rápido.
De certa forma é verdade. O único país que podemos receber ajuda é Espanha. Que neste caso estava com o problema - eles eram o foco do problema. A Espanha começou a ter energia em algumas regiões do norte e do sul, com ajuda da França e de Marrocos. Mas, como eram o foco do problema demoraram mais a conseguir recuperar.
Quando a energia voltou em Lisboa, onde Portugal já deveria ter conseguido repor energia a +50% do país, Espanha ainda estava nos 30%.
O pior de tudo é que nem dá pra contar com o Bitcoin nesse momento de crise, pois além do corte de energia a internet também sofreu um blackout né.
Só com um starlink da vida + bateria/gerador.

Realmente, não havia falta de internet. O problema é que por questões de segurança, as comunicações estavam a trabalhar no mínimo. Ou seja, apenas em vogas momentos se conseguia fazer chamadas, enviar mensagens ou aceder a internet. Alias, foi num desses momentos, que consegui fazer este tópico.
Isso fez-me pensar nisso mesmo. Em caso de apagão, usar BTC é quase impossível.
Isto só durou 7/8 horas, mas se fosse mais até os servidores iriam desligar.
Realmente é preciso refletir, em casos como este, e pensar que soluções podem ser usadas, para minimizar a situação.