Tudo começa porque agora o Comitê Europeu para Proteção de Dados (EDPB) que é equivalente à LGPD no Brasil (creio eu) decidiu que as chaves públicas do Bitcoin agora são consideradas "dados pessoais" e que cada endereço de Bitcoin deve ser protegido pela RGPD.
O problema é que a blockchain do Bitcoin é pública e qualquer dado gravado nela fica eternizado e é impossível de ser apagado conforme demais blocos vão sendo encadeados, então imagina oque aconteceria se alguém exigir que esse "dado pessoal" seja apagado da internet?
Não há nenhum problema, antes pelo o contrario. Essa norma, vai dar mais proteção da privacidade do utilizador.
Basicamente o que a norma diz, é que empresas de analises bolckchain, exchanges, comerciantes ou qualquer entidade que lide com o Bitcoin, tem de apagar os dados dos clientes quando solicitado. Esses dados inclui, KYC e qualquer informação que ligue esse KYC a um endereço Bitcoin. O que podia hoje acontecer, a empresa apagar o KYC, mas continuar com a informação que determinado endereço pertence ao utilizador X.
Vou dar um exemplo. Quem participa em campanhas aqui no fórum ou em algum momento partilha um endereço BTC aqui, tem esse endereço associado a si. O que esta norma vai obrigar, caso alguém invoque o direto de "ser esquecido"?
Começa pelo utilizador a ter de apagar todos os posts que tenham esses endereços.
Depois, o TryNinja (ou outros serviços que façam copia do forum), tem de apagar da sua base de dados a lista de endereços que associam ao utilizador.
Esta norma, acaba por permitir ao utilizador solicitar que a informação seja apagada de alguma empresa (desde que não viole alguma obrigação legal).
Ou seja, uma exchange que opera na Europa, por lei tem de guardar informação durante x tempo, não se aplicando assim esta norma. Mas, uma empresa que faz analise blockchain (que não esteja a fazer uma solicitação das autoridades), será obrigada apagar essa informação quando solicitado.
Por exemplo, imagina que eu descubro que uma determinada empresa de analise, esta associar os meus endereços a mim e a toda a informação que encontra sobre mim. Eu ao abrigo do RGPD e com base nessa nova norma do EDPG, posso exigir a essa empresa que pare com analise e apague a informação recolhida.
O modelo atual do RGPD, é um pouco ambígua, pois permitia que as empresas alegassem não poder apagar dados do blockchain, nem ligar uma informação a outra. Com aplicação desta nova norma, isso deixou de ser uma desculpa.
Resumidamente, essa noticia está a passar informação incorreta. Esta norma, não vai afetar em nada o normal funcionamento do blockchain Bitcoin, mas sim as empresas que analisam o blockchain e afins, que associam informação que ligam os dados de uma pessoa a um endereço BTC.
Segue o link para a norma para vossa analise:
https://www.edpb.europa.eu/news/news/2025/edpb-adopts-guidelines-processing-personal-data-through-blockchains-and-ready_enhttps://www.edpb.europa.eu/our-work-tools/documents/public-consultations/2025/guidelines-022025-processing-personal-data_enEnfim, pelo que li isso isso ainda vai passar por uma consulta publica, então o @joker_josue poderá também deixar seu voto contra essa lei a partir de 09 de Junho, já que ele adora escrever e dar pitaco

pois além da comunidade Bitcoin a EDBP quer a participação de empresas da Web3 e de entendedores da legislação para adequar essa lei ao contexto jurídico europeu.
Se tu quiseres também podes dar a tua opinião. A consulta é publica e qualquer pessoa pode dar, mesmo que não seja europeu.

Neste caso, não vejo nada de errado no surgimento desta novas orientações para compor o RGPD.